Depois de Níger agora é a vez de Gabon Golpe de estado

É importante destacar que o contexto político em alguns países africanos tem sido marcado por instabilidades e mudanças no cenário de governo. No Níger, por exemplo, houve um golpe militar, e agora no Gabão, também foi anunciado um golpe de Estado por parte dos militares.
No dia 30 de agosto de 2023, os militares do Gabão fizeram um anúncio em transmissão nacional, informando que um golpe de Estado havia sido realizado após a divulgação dos resultados das eleições gerais do país. Além disso, as fronteiras foram fechadas como parte dessa ação. Altos oficiais militares gaboneses apareceram na televisão nacional para reivindicar a tomada de poder. Se esse golpe for bem sucedido, será o oitavo ocorrido nos países do Oeste ou da África Central desde 2020.
O presidente Ali Bongo Ondimba, que esteve no poder há 14 anos, havia sido reeleito com aproximadamente 64% dos votos para um terceiro mandato, segundas informações das autoridades eleitorais do país. Durante o pronunciamento na televisão, os militares argumentaram que as eleições foram anuladas devido à falta de acréscimos na disputa eleitoral. Esses acontecimentos têm implicações profundas para a estabilidade política e governança do Gabão, assim como para a região em geral. Acompanhar o desenrolar desses eventos e suas consequências será fundamental para entender os rumores de que esses países tomarão nos próximos tempos.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem