O antigo avançado maliano Salif Keita, que também jogou pelo Sporting e foi o primeiro futebolista a receber a Bola de Ouro Africana em 1970, faleceu no último sábado aos 76 anos, de acordo com um comunicado do Governo do Mali.
O Ministério do Desporto do Mali, citado pela agência de notícias AFP, confirmou o falecimento de Salif Keita, uma figura icônica do futebol africano, carinhosamente conhecida como "Domingo". A notícia também foi confirmada por um dos clubes pelos quais ele jogou, o Saint-Étienne.
O ministro do Desporto, Abdoul Fomba, expressou condolências à família de Salif Keita e à nação maliana, destacando a perda para o futebol do país. O Saint-Étienne prestou homenagem ao lendário jogador, referindo que a "Pantera Negra" se foi, levando consigo uma parte do coração do clube.
Nascido em Bamaco em 1946, Keita se tornou uma figura emblemática do futebol africano e também fez história em clubes da França, tendo chegado ao Saint-Étienne após superar desafios e obstáculos durante sua carreira, incluindo a recusa do governo do Mali em permitir sua transferência do Real Bamako.