Presidente Rosália Djedjo discute desafios e aponta diretrizes para aprimoramento do sistema educacional
Na manhã desta segunda-feira, dia 2 de fevereiro de 2024, a Presidente da CONAEGUIB, Rosália Djedjo, conduziu uma conferência de imprensa crucial, apresentando um minucioso relatório sobre o desempenho das escolas públicas no primeiro trimestre do ano. O evento, marcado para as 10h00, não apenas delineou os avanços conquistados, mas também identificou desafios prementes e delineou diretrizes para futuras melhorias no setor educacionalo
Uma das principais questões destacadas foi a persistente carência de professores nas escolas públicas. Rosália, ao analisar a situação do setor educacional, ressaltou a urgência na agilização do processo de recrutamento e alocação de docentes qualificados. Ela enfatizou a necessidade imperativa de priorizar a colocação de professores de forma célere e eficiente, garantindo assim a continuidade e a qualidade do ensino.
Um dos pontos críticos abordados foi a preocupação com os critérios de recrutamento, levando em consideração casos passados em que indivíduos sem formação adequada, como carpinteiros e eletricistas, foram contratados para cargos docentes. A presidente Djedjo enfatizou a importância de estabelecer critérios rigorosos e transparentes para o recrutamento, a fim de assegurar a excelência educacional.
No que diz respeito à gestão escolar e à produção de materiais didáticos, foram apontadas lacunas significativas. A falta de manuais coloridos adequados e a inadequação de materiais impressos em preto e branco foram destacadas como obstáculos ao processo de ensino-aprendizagem. Djedjo instou o Ministério da Educação a agir com celeridade na criação de condições para a produção de materiais didáticos mais adequados e visualmente estimulantes.
Além disso, foram levantadas preocupações em relação à disponibilidade de recursos para a realização de aulas práticas, especialmente pela Escola Nacional de Administração (ENA). A presidente da CONAEGUIB enfatizou a importância de garantir que todos os estudantes tenham acesso aos recursos necessários para o pleno desenvolvimento de suas habilidades práticas.
A falta de apoio aos finalistas da Universidade Amílcar Cabral também foi destacada, juntamente com a necessidade urgente de liquidação das dívidas pendentes com os professores contratados. Djedjo expressou sua consternação com a ausência de um grupo oficial de finalistas desde a reabertura da instituição e exortou o governo a resolver essa questão prioritária.
Finalmente, a questão das nomeações dos diretores das escolas públicas foi abordada, destacando-se a preocupação com a prática recorrente de nomear diretores com base em afinidades políticas, em detrimento da competência técnica. A CONAEGUIB enfatizou a importância de considerar o interesse coletivo e a competência profissional na nomeação dos diretores, reconhecendo o direito legítimo dos estudantes de manifestarem suas preocupações nesse sentido.
Em suma, a conferência de imprensa liderada por Rosália Djedjo não apenas identificou os desafios enfrentados pelo sistema educacional, mas também delineou um caminho claro para o aprimoramento contínuo e a garantia de uma educação de qualidade para todos os cidadãos.
Tags
Educação