Daniel Chapo é o Novo Presidente de Moçambique com 70,67% dos Votos

Candidato da FRELIMO sucede a Filipe Nyusi após vitória esmagadora nas eleições gerais de 9 de outubr A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique declarou oficialmente Daniel Chapo, candidato da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), como o vencedor das eleições presidenciais realizadas no passado dia 9 de outubro de 2024. Com uma expressiva margem de 70,67% dos votos, Chapo superou com folga os seus principais concorrentes: Venâncio Mondlane, candidato do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), que obteve 20,32%, e Ossufo Momade, líder da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), que somou apenas 5,81%.
A vitória de Daniel Chapo, que sucede a Filipe Nyusi, marca o início de um novo capítulo na liderança do país. Será o quinto presidente da República de Moçambique, reafirmando a hegemonia política da FRELIMO, que governa o país desde a independência. Chapo, que tem uma longa trajetória política dentro do partido, prometeu em sua campanha focar em reformas econômicas, desenvolvimento social e infraestrutura, além de combater a corrupção e promover a paz duradoura, em um país marcado por tensões políticas e desafios econômicos
Em seu discurso de vitória, Chapo agradeceu ao povo moçambicano pela confiança depositada nele e destacou que seu governo será voltado para a inclusão de todas as camadas da sociedade, promovendo um Moçambique unido e próspero. “Esta vitória é de todos os moçambicanos. Vamos trabalhar juntos para construir um país melhor e mais forte”, afirmou o presidente eleito.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem