O Presidente angolano, João Lourenço, intensificou os seus esforços diplomáticos este sábado, 19 de outubro, para aliviar as tensões entre a RDC e o Ruanda. De manhã, manteve conversações telefónicas com os presidentes Félix Tshisekedi e Paul Kagame, as discussões centraram-se na situação de segurança no leste da RDC. Este novo intercâmbio ocorre num contexto em que as relações entre Kinshasa e Kigali permanecem tensas, apesar do processo de Luanda pretender trazer a paz a esta região conturbada.
Embora a quinta reunião ministerial realizada em Luanda, a 12 de Outubro de 2024, tenha dado esperança de uma calmaria, a situação continua complexa, apesar do optimismo demonstrado por alguns. A União Europeia, por exemplo, saudou o que considerou ser um progresso nas negociações. Mas desde então surgiram diferenças de interpretação entre as partes.
A primeira-ministra congolesa, Judith Suminwa, declarou, quinta-feira, 17 de outubro, em Bruxelas, que “ pela primeira vez, Ruanda concordou em apresentar um plano de retirada para mais de 4.000 soldados ”. Mas Kigali nega. Olivier Nduhungirihe, chefe da diplomacia ruandesa, reagiu com veemência, afirmando que o Ruanda nunca aceitou tal retirada, nem em Luanda nem noutros lugares
Até 26 de Outubro, Angola deverá apresentar um conceito de operações (Conops). Este é um documento estratégico que deve ter em conta as preocupações de ambas as partes. Este texto será depois submetido à apreciação de especialistas congoleses e ruandeses durante uma reunião marcada para 30 de Outubro, em Luanda.
Fonte: Rfi
"Leste da RDC: Presidente Angolano João Lourenço Reforça Iniciativa Diplomática em Busca da Paz
byTvbetegb
-
0